segunda-feira, 10 de agosto de 2015

À Séria?! À Séria…A Sério?!


Uma das “expressões” que tem ganho cada vez maior espaço na comunicação diária mas igualmente nos média, com o que isso tem de condenável, é o “À séria”.

Mas afinal o que é “À Séria”? De que local recôndito surgiu esta infeliz expressão que se tornou, utilizando um termo tão em voga, viral? 

À séria é um artifício de linguagem que surgiu como tantas outras expressões num contexto mais informal, das conversas de café às de amigos, sobretudo entre um público mais jovem…Para esse fim, nesse cenário, concedo que seja admissível, apesar da estridente dor que me perturba os ouvidos sempre que ouço um “séria”, é algo que me faz quase tanta confusão como o substantivar do “comer” ou os inarráveis “prontos e atão”.

Admitindo, ainda que com muitas reticências (Mesmo MUITAS), empregar o “à séria” num tom mais coloquial, transportar o mesmo para um ambiente mais informal, para negociações e documentos de trabalho ou plasmado nas diversas plataformas utilizadas como veículos pela comunicação social é algo que não consigo aceitar e demonstra uma enorme mediocridade e facilitismo num país que parece deixar de querer “saber falar ”.

É caso para dizer… “À Séria que me irrita À seria”…A sério!

Sem comentários:

Enviar um comentário