quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Somos Todos Hipócritas



Hipocrisia…Fingimento, falsidade, ostentar sentimentos ou virtudes que na realidade não se possui. Hipócrita é aquele que oculta a realidade através de uma máscara de aparência.


Esta é a nota dominante na sociedade de hoje. De forma mais ténue ou mais acentuada, de forma intencional ou inconsciente, todos acabamos por ser hipócritas.


Somos hipócritas no dia-a-dia, no trabalho, em casa, no amor, perante os amigos.


Protestamos contra o poder político, dizemos que não há alternativas mas também não nos preocupamos em arranjá-las. O simples direito de voto torna-se num instrumento descartável face a um qualquer reality show ou outra telepiroseira ou simplesmente porque ficamos em casa a pasmar para o tapete da sala como se se tratasse de relva a crescer.


Desafiamos os nossos patrões, as políticas das nossas empresas mas no momento de agir não nos unimos, vacilamos. Isolados somos presa fácil.


Queixamo-nos de que os nossos amigos não nos ligam, de que não fazem um esforço para estar connosco mas quando somos nós a falhar queixamo-nos do ritmo de trabalho, da falta de tempo, arranjamos desculpas porque temos o direito de estar cansados.


Falamos em confiança nas relações mas somos ciumentos, queixamo-nos de que a chama já não arde como antes mas trocamos o combate por uns calções e uma t-shirt confortável num serão estirados no sofá.

Arguimos a tolerância, a compreensão mas disparamos ao primeiro impulso.


Nas redes sociais somos campeões do humanismo, da perseverança, dos bons valores, do meio ambiente mas quantos de nós regem efectivamente a sua vida por estes princípios, quantos de nós tomam uma acção, adoptam uma postura em seu prol?


Seremos todos hipócritas ou são estes meros sinais dos tempos?
 

2 comentários:

  1. Olá!

    Concordo plenamente com tudo o que foi aqui dito. Hoje em dia a sociedade tornou-se de tal modo passiva que queixa-se de tudo e de todos, mas não faz nada porque descobre que o vizinho do lado está pior e isso chega-lhes para continuar a viver uma vida mediocre.
    Enfim, ainda temos muito que andar até conseguirmos pensar de uma forma mais compreensiva e lutadora.

    Beijinhos da Cláudia
    Diário da História das Coisas
    http://4eversimplewords.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição Cláudia. A inércia alia-se ao conformismo e à mediocridade por isso não saimos da cepa torta. Beijo

      Eliminar