segunda-feira, 17 de junho de 2013

Oceanário de Lisboa - 'Mel' regressou ao Mar



A tartaruga marinha ‘Mel' regressou a Valência depois de passar dois anos no Oceanário de Lisboa, onde desenvolveu várias capacidades para ser reintroduzida no seu habitat natural. Foi no passado dia 12 de Junho que a jovem tartaruga foi libertada no Mediterrâneo, tendo-lhe sido colocado um transmissor via satélite que irá permitir o acompanhamento dos seus movimentos. 

‘Mel’ foi capturada acidentalmente no dia 4 de Fevereiro de 2011 por um barco de pesca ao largo da costa de Castellón (Valência). A pequena tartaruga, que então pesava seis quilogramas e media 34 centímetros, foi recebida pela Área de Recuperação Animal (ARCA del Mar) do L’Oceanografic de Valência, onde recebeu a atenção e os cuidados da equipa de veterinários.


Após a sua reabilitação, a tartaruga foi cedida ao Oceanário, em Junho de 2011, para que pudesse crescer e readaptar-se ao meio marinho, tendo sido integrada no aquário da exposição temporária “Tartarugas marinhas. A viagem”, onde coabitou com outras espécies. 

Esta acção mostra a importância de estruturas como o Oceanário de Lisboa na preservação das espécies, na reintrodução destas no seu habitat natural, ao mesmo tempo que se procura consciencializar as pessoas para a importância da biodiversidade.


Agora basta-nos desejar boa-sorte à ‘Mel’ nesta grande viagem que se inicia. O percurso pode ser seguido em www.oceanario.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário