sexta-feira, 29 de março de 2013

A "Gap" for Fashion!




A Moda é um corpo enigmático que se parece mover sem direcção definida. Entender as tendências é algo por certo só ao alcance de meia dúzia de “iluminados”. 

O que dizer quando uma imperfeição dentária virá o último grito de moda! Apresento-vos o Diastema ou, num termo mais fashion, “The Gap”.


Numa mulher apreciamos as curvas, a intensidade do olhar, a beleza do sorriso. Se há coisa que acho esteticamente de fugir é o espaçamento entre os dentes da frente. Que me desculpem mas é simplesmente feio. 

Sempre me surpreendi com o facto de algumas mulheres (e homens) com posses para remediar este problema, ao invés de fazê-lo, optam exactamente por exibir esta falha com orgulho. Veja-se os casos de celebridades como Madonna, Anna Paquin, Jane Birkin ou Vanessa Paradis.


Pior do que isto tudo, é tentar decifrar como é que algo tão inestético virou tendência de moda! A modelo holandesa Lara Stone, elogiem-se as suas curvas, é porventura o símbolo máximo desta tendência que inunda blogs, revistas e publicações da especialidade. Simplesmente para além da minha compreensão.


Ao fazer uma pequena pesquisa, se já me sentia incrédulo ainda mais faz fiquei ao saber que há mulheres, sobretudo nos EUA, que recorrem propositadamente a uma intervenção médica para criar diastemas artificialmente.

O procedimento apesar de ser simples, bastando desgastar a camada externa dos dentes por via de uma lixa própria ou broca, traz desvantagens para a saúde oral, fundamental para o nosso equilíbrio. Ao desgastar-se o esmalte perde-se progressivamente a camada de protecção para os dentes. 


Promover de forma tão expansiva esta imperfeição dentária além de inestético é algo irresponsável. Na linha, embora com muito menos gravidade, da glorificação da magreza extrema e dos distúrbios alimentares associados.

2 comentários:

  1. ja' tinha visto fazerem isto na serie America's Next Top Model .. a rapariga ja' tinha gap, mas acharam que ficava melhor se fosse mais acentuado .. confesso que nem sei bem o que pensar desta "moda".

    Na Lara Stone fica engraçado .. mas não me parece que fique bem a toda a gente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito que não sou grande fã mas o que me faz confusão é isto ser elevado a moda e haver quem artificialmente o procure.

      Eliminar