segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Vamos Fazer um Like...

(cartoon - autor desconhecido)


Que me desculpem os mais “sensíveis” mas achei este cartoon simplesmente genial.

Há uma nova moda no Facebook que consiste em partilhar uma imagem de uma criança doente, de uma criança com fome, de um animal ferido ou abandonado (a lista continua) e pedir às pessoas que façam um like / gosto.

Geralmente vêm com frases a apelar ao sentimentalismo de algibeira como “ quantos likes merece essa princesa”, “vamos fazer um gosto neste lutador”, “o rex merece um gosto”…

Por si só não acho que seja algo mau, o problema é que tornou-se viral. Somos bombardeados a toda a hora com estes posts e sejamos francos….de que forma estamos a contribuir para melhorar a vida de algum ser ou de alguém ao pormos um "gosto" numa foto?

Será que o objectivo passa pela sensibilização das pessoas para determinado problema?

Não querendo ferir susceptibilidades mas diria que estas publicações, na maior parte dos casos, não são mais do um refúgio, uma descarga de consciência para que alguns tenham o seu momento “boy scout”, a boa acção do dia.

Na prática quantos destes “like-addicts” preocupam-se realmente com os problemas de outros?

Que comportamentos / atitudes altruístas têm no seu dia-a-dia? Contribuem monetariamente? Com meios? Fazem voluntariado? Tem uma participação activa na sociedade? São pelo menos fiéis aos princípios que defendem? Ou simplesmente assobiam para o lado com o sentimento de dever cumprido por serem os campeões dos likes no Facebook?

Sem comentários:

Enviar um comentário